O Seismossauro cujo nome significa "lagarto que faz a terra tremer", era o dinossauro mais comprido que já existiu na terra. Em 1985, grandes ossos achados no Novo México e EUA, foram identificados como sendo desse dinossauro, viveu durante o perÃodo Jurássico entre 152 e 145 milhões de anos atrás.
Com o corpo em forma de barril, cabeça pequena e uma cauda incrivelmente longa, o Seismossauro tinha uma espinha dorsal forte e flexível. Em toda sua extensão, essa coluna era sustentada por enormes ligamentos, como os cabos de uma ponte moderna.
Agitando a cauda como um chicote o Seismossauro conseguia abater um predador com a facilidade com que se mata uma mosca. Quando os ossos de Seismossauro foram encontrados havia mais de 200 pedras redondas e polidas perto dele. Eram gastrólitos, ou pedras do estomago, que ajudavam o dinossauro a digerir a enorme quantidade de plantas que comia.
Provavelmente andavam em manadas com os jovens no meio, pois os adultos eram tão grandes que quase nenhum predador conseguia atacar, já os jovens eram lentos e não tinham tanta força para se defender de predadores.
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Seismosaurus hallorum
Época: Jurássico, entre 152 e 145 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte e América Central
Peso: Cerca de 80 toneladas
Tamanho: 52 m de comprimento
Alimentação: Herbívora
Nenhum comentário:
Postar um comentário