O Hipsilofodonte que viveu principalmente na Inglaterra, Portugal e EUA, foi um dos menores e mais velozes herbívoros do período Cretáceo. Suas pernas eram longas, a cauda comprida e fixa, os braços curtos e as mãos tinham cinco dedos, sendo que só quatro possuíam unhas.
Durante muito tempo acreditou-se que o Hipsilofodonte subia em árvores para procurar o sua alimentação, porém, foi provado mais tarde que a formação de suas mãos não permitia que ele segurasse nos galhos. Assim, se alimentava da vegetação rasteira da época.
O Hipsilofodonte, "dente pontudo", possuia dentes capazes de permanecer sempre afiados e um bico ósseo também com dentes. Este animal estava muito bem equipado para o seu estilo de vida. Provavelmente andava e manadas e por ser um ótimo corredor, quando um inimigo se aproximava, ele fugia para a floresta e ficava escondido até o perigo passar.
O Hipsilofodonte já foi encontrado até na Antartida, na Ilha de James Ross, na ponta ao norte do continente, porque um dia os dois continentes já foram unidos.
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Hypsilophodon foxi
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 60kg
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora
Nenhum comentário:
Postar um comentário