Black blade - Two steps from hell

sábado, 24 de setembro de 2011

Puertassauro


O Puertassauro reuili cujo nome é em homenagem a seus descobridores Pablo Puerta e Santiago Reuil, viveu há aproximadamente 70 milhões de anos, ou seja, pouco antes da extinção em massa que afetou a vida na Terra, há 65 milhões de anos, se acreditava que a era de maior esplendor dos dinossauros, na qual atingiram maior tamanho e diversidade, havia transcorrido há 90 ou 100 milhões de anos. Esta descoberta demonstra que esta linhagem de tamanho descomunal sobreviveu atrás o fim da era dos dinossauros, quando o normal ao descobrir fásseis desta fase eram animais muito menores.
O paleontologo Fernando Novas chefiou a expedição que encontrou os restos fosseis, financiada pela americana National Geographic Society e pelas organizações cientí­ficas do governo argentino Conicet e Agencia Nacional de Promoção Cientí­fica. e fazer os estudos comparativos que levaram a determinar que se tratava de uma espécie desconhecida levou cinco anos.
Segundo os cientistas os restos encontrados, demonstram ser este o maior de todos os animais terrestres encontrados até agora, foram encontrados quatro vértebras de pescoço, do dorso e da cauda, sendo estes os restos mais austrais descobertos em toda a América. A descoberta ocorreu em 2001 no monte Los Hornos.

A vértebra cervical encontrada mede 1,20 metro de comprimento por 1,40 de largura e uma primeira vértebra das costas tem 1,70 metros por 1,00 metro. A princí­pio, as duas superam em tamanho as peças similares do argentinossauro, considerado o maior saurópode e animal terrestre da atualidade.

Dados do Dinossauro:
Nome Cientí­fico: Puertasaurus reuili
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do sul
Peso: Cerca de 100 toneladas
Tamanho: 20 metros de altura e 40 metros de comprimento
Alimentação: Herbí­vora

Nenhum comentário:

Postar um comentário